Depois de quase dois meses de espera recebi os documentos necessários para solicitar o meu visto, mas antes de escrever sobre esta etapa vou contar para vocês como me senti durante estes meses. Me senti aliviada pela decisão que tomei e dia a dia fui me acostumando com a ideia e domando meus medos. Vamos lá para o visto.
A organização americana que está validando todo meu processo é a CCI (Center fo Cultural Interchange), em junho eles enviaram os dois documentos necessários para solicitação do visto, que são o DS-2019 e a Taxa Sevis.
Mas o que são e para que servem estes documentos ?
- DS-2019: É um formulário que só pode ser obtido por um sponsor (organização responsável pelo intercambista quando ele está nos Estados Unidos - no meu caso foi a CCI) designado pelo Departamento de Estado Americano. O sponsor preenche esse formulário com informações do estudante e do seu empregador. Precisamos desse formulário para fazer o agendamento do visto, apresentá-lo no consulado americano e também no dia da nossa viagem, pois quando chegarmos na imigração nos USA eles vão pedir o DS-2019.
- Taxa Sevis: É a abreviatura de Student and Exchange Visitor Information System, que significa Sistema de Informações de Visitantes e Estudantes de Intercâmbio. O Sevis é um sistema computadorizado do Governo dos USA que coleta e administra os dados e informações dos estrangeiros com visto J1 e F1 durante a sua permanência nos USA. No meu caso já recebi da CCI esta taxa quitada, mas caso vocês precisem pagar a mesma, segue o link: https://www.fmjfee.com/i901fee/index.jsp
Assim que recebi estes dois documentos iniciei o processo de agendamento do meu visto, vejam como foi passo a passo:
- Primeiro é necessário preencher o formulário DS-160, para isso acesse o link:
- Agendamento do visto - Com as novas mudanças, temos agora as seguintes etapas:
- Pagar a taxa de solicitação do visto (MRV), agora pode ser pelo cartão de crédito;
- Agendar entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), atualmente o site te dar algumas opções, eu fui no do Alto dos Pinheiros;
- Entrevista no Consulado.
Achei que ficou muito mais rápido e tranquilo, fui ao CASV numa Sexta-Feira, lá conferiram meus documentos, tiraram minha foto e impressão digital e na sequência agendaram a minha entrevista para a Segunda-Feira seguinte.
Abaixo segue o link para agendamento e pagamento da taxa do visto.
Nesses links vocês vão descobrir quais são os documentos necessários para serem providenciados quando da realização da entrevista no consulado, não vou me atrever a escrever quais são, pois acho mas seguro e prudente vocês conferirem com muito calma.
Vocês devem estar curiosos para saber sobre a entrevista, não é ? Foi toda em inglês, mas até chegar a minha vez eu tremia mais do que um terremoto de 7 graus na escala richter, eu estava muito nervosa pois o meu intercâmbio dependia da aprovação desse visto. No momento da entrevista parecia que meu coração iria sair pela boca, mas ai eu parei, respirei e fui com a cara e a coragem, apesar de todo meu nervosismo foi super tranquila a entrevista, perguntas como: Você fala inglês? Quem estar pagando seu intercâmbio? Como foi pago? Já sabe para qual cidade vai? Qual a organização responsável? Ufa !!
Tudo certo, Thanks God, meu visto foi aprovado.
Passaporte na mão, vejam que lindo....
Nenhum comentário:
Postar um comentário